quinta-feira, 3 de março de 2011

Dinâmica: Oportunidades desiguais

Oportunidades desiguais
Objetivo: refletir sobre a desigualdade de renda e de oportunidades na vida dos jovens; sobre a importância das ações afirmativas que buscam incluir a juventude negra. Objetivo secundário: perceber quais elementos compõem um bom currículo (apresentação, conteúdo, concisão etc.) Descrição da dinâmica Explicar que o objetivo da dinâmica é a elaboração e apresentação ao grupo do Currículo de Vida de um jovem para o seu primeiro emprego. E para simular uma situação de contratação o grupo vai escolher ao final o currículo melhor apresentado. Dividir o grupo em três e conduzir cada subgrupo a um lugar diferente, onde poderão elaborar o currículo. Sem que os grupos saibam, preparar cada ambiente de forma desigual: Grupo 1 - ambiente com bastante material: jornais, revistas, tesoura, lápis (diversas cores), giz de cera, borracha, réguas, cola, cartolinas coloridas, fitas, roupas elegantes, roteiro completo explicando o que se precisa para fazer um bom currículo (ver abaixo o Anexo 1 ou pode-se fazer uma pesquisa). Pode-se também deixar equipamentos à disposição do grupo para se usar música ou efeitos na apresentação e o que mais se possa inventar. Grupo 2 - ambiente mais simples com menos material: tesoura, jornais, cartolina branca, cola, dois canetões com cores diferentes e uma folha com apenas o essencial para se elaborar um currículo (ver Anexo 2 ou pode-se inventar). Grupo 3 - ambiente com poucos recursos: papel pardo, fita adesiva e um canetão preto. Caso o grupo tenha dúvidas, as orientações devem ser passadas oralmente e muito rápido. Pode-se deixar de 15 a 20 minutos para a preparação do currículo. Uma maneira de incrementar a dinâmica é chamar primeiro o Grupo 3 para a sala e quando este chegar, chamar o Grupo 2 e só depois que este chegar, chamar o Grupo 1 (que, além de tudo, terá mais tempo para preparação). Caso os membros dos outros grupos questionem, inventar uma desculpa como: “Eles já estão terminando” etc.). Obs.: é importante que os grupos não tenham contato e só venham a descobrir a desigualdade (de tempo e de material) no momento da apresentação. A ordem de apresentação poderá ser: Grupo 1, Grupo 2 e por último o Grupo 3 (que chegou primeiro na sala!). No momento da apresentação, o(a) coordenador(a) pode mostrar-se mais interessado dando mais tempo e fazendo perguntas para o primeiro grupo, um pouco menos para o segundo e menos ainda para o terceiro. Perceber a reação dos jovens e ir conduzindo as “entrevistas” até que todos se apresentem.
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