terça-feira, 29 de maio de 2012

29 de maio - Dia do Geógrafo

Geógrafo é o profissional que estuda a sociedade humana em sua relação com o espaço natural. 29 de maio é o Dia do Geógrafo. No Brasil, a profissão foi regulamentada por lei nos anos 1970. Porém, a geografia é considerada uma das mais antigas disciplinas acadêmicas da história da humanidade. Os estudos geográficos remontam à Grécia antiga.

Devido à sua expansão comercial na região do mediterrâneo, os gregos precisavam conhecer bem o ambiente físico que percorriam, bem como os fenômenos naturais com que tinham de se defrontar. Esse conhecimento, certamente, teve origemmitológica, mas ganhou seus alicerces racionais com o desenvolvimento da filosofia.

Como em diversas áreas da ciência, o nome de Aristóteles inscreve-se entre o dos pioneiros da geografia. No entanto, foi Estrabão (cerca de 63 a.C.-24 d.C.) quem registrou de maneira mais extensa o conhecimento geográfico da Antiguidade clássica, descrevendo locais e povos que conheceu em suas viagens.

Em "Geografia" (ou "Geográfica"), uma obra monumental em 17 volumes, ele apresenta um amplo panorama do mundo conhecido em sua época, da península Ibérica à Índia, do mar Negro, no sudeste da Europa, à Etiópia. Outra obra de mesmo nome que também se tornou uma referência dos estudos geográficos foi a "Geografia", de Claudius Ptolomeu (90-168 d.C.), um tratado em oito volumes, com uma coleção de 27 mapas.

No Ocidente, os estudos geográficos ganharam novo impulso com asGrandes Navegações, no séculos 15 e 16. A necessidade de expansão comercial, que resultou no descobrimento da América e do Brasil, e a concorrência entre navegantes espanhóis e portugueses tornavam fundamental o conhecimento organizado do espaço. Desenvolveu-se, como nunca antes, a cartografia, isto é, a ciência da elaboração de mapas.

Disciplina científica

Atualmente, a geografia já está consolidada como uma disciplina científica, que tem um objeto de estudo determinado, que se subdivide em áreas específicas e que conta com a colaboração de outras disciplinas para o seu desenvolvimento, entre quais destaca-se a estatística.

De acordo com a compreensão contemporânea, a geografia é a ciência que estuda como as sociedades humanas organizam o espaço de acordo com seus interesses em determinado momento histórico, em especial o tempo presente. Enquanto estudo espacial do meio ambiente, divide-se essencialmente em geografia física e geografia humana.

Ao contrário do que muita gente pensa, a atuação profissional do geógrafo não está limitada ao magistério. Ele também pode atuar junto a empresas e órgãos de governo em equipes de apoio à gestão territorial e ambiental, por compreender bem os reflexos das ações humanas sobre o meio físico.

Na verdade, num momento em que os problemas ambientais e ecológicos ganham extrema importância por estarem diretamente relacionados à questão da sobrevivência da espécie humana, os geógrafos têm uma contribuição essencial a dar no que se refere, especialmente, à elaboração de propostas na área do desenvolvimento sustentável.

Entre os órgãos governamentais brasileiros relacionados aos estudos geográficos é uma referência obrigatória o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se de uma fundação pública da administração federal criada em 1934 (o nome atual data de 1938).

O IBGE tem várias atribuições ligadas às geociências e estatísticas sociais, demográficas e econômicas. Incluem-se entre elas a realização de censos e a organização das informações por eles obtidas, de modo a suprir órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal, bem como outras instituições e o público em geral.





PJ aqui...PJ lá...PJ em Todo Lugar!!! grupojunp@hotmail.com www.grupojunp.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado por acessar o blog do grupo JUNP!
PJ aqui, PJ lá, PJ em todo lugar!!!
Twitter; www.twitter.com/grupojunp!