terça-feira, 28 de julho de 2009

O que é Pastoral da Juventude (PJ)???

Pastoral da Juventude (PJ) é uma organização de jovens brasileiros ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e alinha-se à Teologia da Libertação. Fundamentalmente a Pastoral da Juventude é organizada desde os Grupos de Base, formada por jovens nas comunidades, até a Coordenação Nacional.
A sua metodologia baseia-se no método Ver-Julgar-Agir-Rever-Celebrar e sua ação é voltada para que o jovem em seu ambiente ou localidade torne-se um cidadão pleno através do Processo de Formação Integral, que visa desenvolver todas as dimensões da vida.

*Formação integral é uma formação que atende: *A dimensão afetiva, ajudando a pessoa; *A dimensão social, integrando a pessoa no grupo e na comunidade; *A dimensão espiritual, ajudando a crescer na fé; *A dimensão política, desenvolvendo o senso crítico e ajudando a tornar-se sujeito transformador da história; *A dimensão técnica, capacitando para a liderança, planejamento e organização participativos.

Esse processo acontece desde quando entra em um grupo de jovens até tornar-se um militante na própria Pastoral da Juventude ou em outros Movimentos Sociais. A PJ tem opção preferencial pelos jovens pobres e desenvolve projetos que visam a melhoria das condições de vida a partir do ambiente em que vivem. Esses projetos acontecem através de ações buscam o fortalecimento da Cidadania dos próprios jovens. Hoje a PJ está organizada em todo o Brasil e segundo pesquisa realizada entre 2005 e início de 2006 pela Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude e do Setor Juventude da CNBB, possui em torno de 50.000 (cinqüenta mil) grupos de jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado por acessar o blog do grupo JUNP!
PJ aqui, PJ lá, PJ em todo lugar!!!
Twitter; www.twitter.com/grupojunp!