quarta-feira, 7 de março de 2012

Dom Jaime, Bispo Referencial Auxiliar para a Juventude do RS fala sobre o Eai?Tche.



Caríssimos irmãos e irmãs na fé,
Paz e Bem!
"Ide fazei discípulos entre todas as nações!" Com esse lema os jovens de todo o Brasil são convidados pelo Papa Bento XVI a prepararem a Jornada Mundial da Juventude 2013, a ser celebrada na cidade maravilhosa: o Rio de Janeiro. Aos pés do Cristo Redentor, nossos jovens, juntamente com jovens dos cinco continentes, estarão celebrando esse grande evento.
Os jovens do Rio Grande do Sul estão, também, se preparando para este grande momento de celebração da nossa fé, através do portal Eaí?Tchê. Esse portal quer ser um canal eficaz de comunicação, de comunhão e fomento da unidade entre as diversas expressões juvenis presentes nas diversas dioceses do Rio Grande do Sul, em sintonia com o Setor Juventude nacional. Vale registrar que a equipe que mantém e alimenta o portal é constituída de jovens voluntários.
O nome escolhido para esse portal quer, de algum modo, ser a expressão da juventude gaúcha. Por isso, todas as expressões eclesiais que se dedicam à evangelização da juventude no Regional Sul 3 da CNBB são calorosamente convidadas a não só conhecer o portal, mas também acompanhar e auxiliar a alimentar o mesmo com informações, notícias, comunicações.
A Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro não se reduz aos dias em que estaremos reunidos com o papa aos pés do Cristo Redentor; existe também a peregrinação da cruz e do ícone de Nossa Senhora por todas as dioceses do Brasil; existe a ‘pré-jornada’ a ser celebrada em todas as dioceses; e existe a ‘pós-jornada’ que precisa ser bem planejada e desenvolvida. Em todo esse trabalho os bispos, presbíteros, diáconos, religiosos, membros de institutos seculares, seminaristas, comunidades, jovens engajados desempenham papel importantíssimo. É da união de forças que poderemos levar a bom termo a obra empreendida!
As paróquias, devido à característica que lhes é própria, possuem uma tarefa desafiadora! Através dos presbíteros e leigos engajados, e em sintonia com as expressões juvenis ali atuantes, são convidadas a envolver, convocar o maior número de jovens a "virem para o centro", a fim de ‘levantar’ a juventude gaúcha, e tornar o maior número possível de jovens protagonistas da Nova Evangelização.
Jovens de diferentes continentes estarão celebrando conosco a Jornada Mundial da Juventude. Que características de nossa juventude queremos mostrar a quem será aqui acolhido? Qual é o rosto da juventude gaúcha? Temos um rosto?
A palavra juventude, jovem vem do termo latino ‘Jovis’; Jovis é o deus da força do dia. Podemos então compreender o termo jovem não como referindo-se simplesmente à idade biológica, mas como indicação de quem participa do vigor de Jovis, do vigor de Deus. Por isso, podemos dizer que Deus é aquele que alegra e sustenta a nossa juventude, isto é, a vitalidade do nosso ser.
O vigor de Deus se expressa na cruz. A cruz é expressão da jovialidade de Nosso Senhor Jesus Cristo. Na total pobreza, no abandono total, Jesus doa-se totalmente ao Pai; e o faz por amor, gratuita e cordialmente, sustentado por uma afeição; sem porquês e sem para quê, somente por amor!
Em torno da cruz nossos jovens se unem! Contemplando e celebrando, nossos jovens haverão de redescobrir o sentido profundo da vida; aos pés da cruz e com Nossa Senhora, haverão de compreender ainda melhor que "na cruz existe vida, que na cruz está nossa esperança."
Certamente a fé é vivida no cotidiano, no confronto pessoal, corpo a corpo, com o Crucificado. Essa mesma fé é celebrada é aprofundada nas pequenas comunidades, nos grupos de base, nos movimentos em nossas paróquias. O evento ‘Jornada Mundial da Juventude’ quer recolher um pouco de tudo isso que acontece em nossas realidades locais, e celebrar com jovens de outras raças, línguas, nações, aos pés da cruz e sob o olhar atento de Maria, aquilo que o Senhor vem realizando entre os seus e com os seus. Ao mesmo tempo pedimos a ‘Pedro’ que nos oriente, nos corrija se necessário for, e nos confirme na fé!
Eaí?Tchê Vamos nessa? Unamo-nos, trabalhemos juntos e rezemos para que possamos testemunhar o nosso rosto. O rosto de jovens gaúchos marcados pela fé!
  • Créditos:
  • + Jaime Spengler
  • Vigário Episcopal do Vicariato de Gravataí - Bispo Referencial Auxiliar para a Juventude do Rio Grande do Sul


PJ aqui...PJ lá...PJ em Todo Lugar!!! grupojunp@hotmail.com www.grupojunp.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado por acessar o blog do grupo JUNP!
PJ aqui, PJ lá, PJ em todo lugar!!!
Twitter; www.twitter.com/grupojunp!