quarta-feira, 21 de março de 2012

Qual o objetivo de um Grupo de Jovens?


“Se vocês plantarem uma árvore boa, o fruto dela será bom; mas se vocês plantarem uma árvore má, também o fruto dela será mau, porque é pelo fruto que se conhece a arvore”(Mt12,33). Este versículo retirado do evangelho de Mateus representa de modo muito especial, a realidade de alguns grupos de jovens. Devemos nos pergunta; o nosso grupo da frutos bons ou mãos? Que árvore estamos cultivando em nosso grupo,uma árvore boa ou má? Se o grupo de jovens tem intrigas, fofoquinhas, grupinhos e etc... Algo esta errado!
Deve-se fazer um exame profundo da realidade do grupo. O grupo reza? Faz a leitura do evangelho durante o encontro? O grupo esta presente na Santa Missa? O grupo esta evangelizando? O grupo esta cultivando valores de amizades “verdadeiras”, amor, perdão e humildade?

É OBVIO que se um grupo de jovens, onde não se reza, não se participa da Missa, não se evangeliza, vai ter intrigas, brigas etc... E ouso dizer é tudo menos um grupo de jovens, nada os diferencia da gurizada que se reúne para toma chimarrão e trova fiado... mew o grupo de jovens não é para isso.

Nas cartas de Tiago lemos; “nenhum homem consegue dominar a língua. Ela não tem freio e esta cheia de veneno mortal.”(Tg 3,8). Quando não há uma espiritualidade profética num grupo acaba por se dar espaço para tudo que é ruim. A fofoca e o vírus que pode destruir um grupo, quando ele é fraco, pois não esta edificada sobre a rocha da fé.

Amizades são ótimas, mas um grupo de jovens, não pode ficar só nisso, não é essa a vocação dele. Não é o seu objetivo. O dever de um grupo de jovens, e fazer com que os jovens que se reúnem, sejam convidados a conhecer e seguir bem de perto o Cristo, através de dinâmicas, da leitura orante da bíblia, no encontro sagrado que acontece nos sacramentos e na eucaristia.

Poh! Os jovens principalmente os jovens de grupo de jovens são chamados a serem o Sal da terra, luz do mundo, e são convidados a brilharem diante dos homens, para que eles vejam as boas obras que vocês fazem.”(Mt 5,13;14;16). Porem vocês fazem obras boas?

Nas cartas de São Paulo a 1 Timóteo ele defende e exorta os jovens; “Que ninguém o despreze por ser jovem. Quanto a você mesmo, seja para os fiéis um modelo na palavra, na conduta, no amor, na fé, na pureza. Esperando pela minha chegada, dediquei-se à leitura, animação e ensinamento”. (1 Tm4,12-13)

Em cada encontro, em cada reunião, o jovem precisa sair um pouco, que seja, mas precisa sair diferente do que entrou.  O grupo que fica só em festas, passeio e amizades superficiais, se perde! Não sou contra passeios e festa, porem tem que haver o equilíbrio. Momentos de oração, catequese, partilhas e também de confraternização. Uma vez perguntei para uma amiga; vocês não vão na missa? Ela me respondeu; mas não adianta eles não ficam quietos! Juro que respirei fundo para não dar uma resposta daquelas... Poh, estamos falando de crianças? A elas é dado o direito de fazer barulho na missa! O cara vem para grupo de jovens, e não quer ficar na missa, não deseja o encontro com Cristo na eucaristia, não gosta de rezar? Ou o grupo não esta fazendo a sua parte ou o cara não quer nada com nada, no meu tempo me esforçava para tentar evangelizar, mas quando eu via que não tinha jeito, convidava o cidadão a se retira do grupo pois “uma maça podre, contamina as outras”.

“Não descuidem o dom da graça que há em vocês, vigie a si mesmo e ao ensinamento, e sejam perseverantes”. (1 Tm 4,14;16).
Grupo que se reúne só por se reúne, não evangeliza, não se alimenta da palavra de Deus acaba por caminha a passos largos para o seu tumulo.
Busquem a santidade, porque sem ela ninguém verá o Senhor!(Hb 12,14)
Frei Malone Rodrigues, OFM
malonerodrigues@hotmail.com

A quanto tempo você caminha no seu grupo? Você sente que esta mudando, nas suas atitudes?
Você vai para o grupo de jovens para buscar Deus, ou só pelas amizades e festas?
O grupo esta te ajudando a encontrar Deus?
A fofocas e intrigas no grupo? Por que você acha que isso acontece?
Quais são os frutos do grupo? São bons ou maus?
Leia tbm; 1 Tm 4, 12-16





PJ aqui...PJ lá...PJ em Todo Lugar!!! grupojunp@hotmail.com www.grupojunp.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado por acessar o blog do grupo JUNP!
PJ aqui, PJ lá, PJ em todo lugar!!!
Twitter; www.twitter.com/grupojunp!